quarta-feira, 1 de novembro de 2006

Apresentação História


Presstensão é um blog que foi criado em novembro de 2006 por Giovanni Nobile. A intenção inicial era utilizá-lo apenas como simples ambiente para publicação de produções jornalísticas e literárias durante o curso de jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL).


Imagem do primeiro layout de Presstensão, vigente de novembro de 2006 a fevereiro de 2009

Presstensão se manteve ativo de 2006 a 2010 com publicação de crônicas, reportagens, poesias, críticas teatrais, resenhas de filmes e livros, contos e entrevistas.


Curiosidade: esta máquina de escrever Remington 20, que faz parte da base do layout de Press Tensão, existe. E alguns dos textos publicados em Press Tensão tiveram suas primeiras letras datilografadas nela

Em 2009, Presstensão foi reconhecido pelo júri acadêmico do prêmio Top Blog 2009, que considerou Presstensão como o segundo melhor blog brasileiro de cultura no país! Na ocasião, blogs de autores como o jornalista Marcelo Tas e do jornalista Ricardo Kotscho, também foram premiados.


Imagem do anfiteatro da Unip, em São Paulo, durante cerimônia de premiação


Jornalista Ricardo Kotscho recebendo prêmio Top Blog, categoria Comunicação


Giovanni Nobile, com o certificado de Top2 pelo juri acadêmico na categoria Cultura


O certificado

O prêmio nacional trouxe visibilidade [com matérias em jornais impressos do Paraná e de São Paulo, e também na internet e em rádios no Paraná].


Caderno Folha 2, do jornal Folha de Londrina, Londrina, PR

Destaque na rádio UEL FM 107,9

Este lugar de destaque resultou na participação do editor de Presstensão, Giovanni Nobile, no Festival Literário de Londrina em 2010.


Filipeta de divulgação Londrix 2010, espaço Café das Letras

Em 2010, Presstensão voltou a ser destaque no prêmio Top Blog, figurando entre os 100 maiores blogs de cultura do país.



Porém, 2010 também foi o ano da interrupção das publicações em Presstensão. Por conta de problemas técnicos, Presstensão saiu totalmente do ar. O problema não só resultou num longo período reticente (2010 a 2013), como, também, na perda de diversos textos que haviam sido publicados desde o início do blog, em 2006.

E apenas três anos depois, em 2013, o blog Presstensão voltou ao ar, com a republicação de poesias recuperadas e com a produção de novos conteúdos.



Giovanni Nobile , editor de Presstensão